13.4.07

Orange and Lemons

Strike whilst the iron is hot... primeiro disco da banda filipina Orange and Lemons é um líbelo da onda de revivalismos "anos oitenta". Apesar de a originalidade não ser seu forte, a titude e o inusitado de ser uma banda que aposta em guitarras a la The Smiths, com letras em filipino, garante aos caras uma aceitação imediata. Aos céticos vale dizer que a língua filipina, que hoje é composta por palavras do filipino antigo, inglês e espanhol, produz uma sonoridade fácil de digerir e a imediata ligação com o som oitentista faz esquecer não se consegue entender uma única palavra do que está sendo dito. Outra curiosidade é que um de seus maiores hits (que conquistou, no início de 2006 as paradas britânicas), foi a música de abertura da edição filipína do Big Brother. Garanto que é melhor do que a do Paulo Ricardo.
E para não ficar distante do antigo a banda ainda se atreveu a fazer uma releitura de Blue Moon, classíco imortalizado por Elvis Presley. Além dessa versão bastante audível, ficamos com um conto urbano em Chatter´s Tale, uma imitação interessante da voz do Morrissey em Yer so Special e uma melodia para dandys apaixonados em Heavens Knows (This Angel Has Flown).
Vale à pena conferir também o site da banda http://www.orangeandlemons.ph, cuja arte é um elemento de destaque.
Nada mal para começar a se conhecer a produção musical de um país onde um dos principais empregos almejados pelos jovens estudantes é o de operador de call center.

Este post vai também para o Mel Baizas o amigo filipino que me presenteou com o disco.

Nenhum comentário: